Alguns eixos temáticos que norteiam nossas ideias:
Valorização do professor e demais profissionais de ensino
É preciso valorizar nossos professores, pedagogos e todos os profissionais da área da educação. Isso é fundamental e o primeiro passo para melhorar a qualidade do ensino em nossas escolas. Queremos criar mecanismos de valorização para os profissionais da educação além de promover e ampliar a capacitação destes profissionais por meio de cursos, incentivo a mestrados, doutorados e pós-graduações.
Foco na educação básica
Priorizar o investimento de recursos públicos na educação básica. Entendemos que esta é uma das funções do Estado, mas é preciso melhorar o investimento neste setor não só em quantidade, mas principalmente em qualidade. Queremos ampliar o acesso ao ensino infantil e creches, atendendo à demanda.
Solicitar a transferência de todas as escolas estaduais de ensino Fundamental I e II para o município.
Ensino focado em empreendedorismo
Nosso objetivo é criar um ambiente educacional que ofereça aos nossos jovens oportunidades de ensino que atenda às demandas do mercado e da nova economia. Precisamos formar jovens capazes de competir num mercado cada vez mais inovador, que privilegia novas ideias e soluções. Vamos também promover um ambiente propício para o empreendedorismo jovem, uma geração antenada com a modernidade, mas que precisa de apoio e incentivo para transformar seus sonhos empreendedores em realidade.
Propostas para Educação – detalhamento
Precisamos criar uma legislação que preparem os nossos jovens para o futuro do mercado de trabalho que vem se transformando rapidamente. As gerações futuras serão naturalmente mais empreendedoras e adaptadas às novas tecnologias. Devemos aproveitar esta oportunidade e dar apoio, educação e meios para que possam se destacar no futuro. Para tanto, muito deverá ser feito. A seguir destacamos alguns itens que compõem nossa proposta para educação:
- Focar na educação básica;
- Valorização do profissional de ensino, com a realização de avaliação de desempenho;
- Concessão de escolas públicas para a iniciativa privada e/ou Programa de bolsas em escolas particulares para alunos do ensino público;
- Promoção da saúde (prevenção);
- Gestão profissional na direção das escolas (Instituir pré-requisitos para ocupar cargo de direção nas escolas);
- Base curricular da formação dos professores direcionada à metodologia e à prática do ensino, não a fundamentos teóricos.
- Novas formas de financiamento de cultura, do esporte e da ciência com fundos patrimoniais de doações.
- Expansão do acesso ao ensino infantil e creches.
- Tele-aula e professor You-Tuber.