Categorias
Educação Empreendedorismo

Parceria com UFMG pode transformar BH em uma cidade inteligente

Rodrigo Paiva disse à Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Regina Goulart Almeida, em uma live pela internet, que conta com o apoio da instituição de ensino em parcerias para melhorar os serviços oferecidos à população de Belo Horizonte.

Paiva lembrou que é ex-aluno da Escola de Engenharia da UFMG e que foi por meio de uma bolsa que conseguiu estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, uma das mais respeitadas universidades de pesquisa e tecnologia do mundo. Depois falou que quis voltar para o Brasil para poder retribuir à sociedade o benefício que conseguiu indo estudar fora do país.
E que é esse mesmo sentimento que o move em sua candidatura à Prefeitura de BH.

Ainda sobre sua trajetória, ele contou que, como empreendedor, teve a coragem de enfrentar e ganhou uma disputa com uma das maiores empresas do mundo por direitos de um software que desenvolveu. Rodrigo Paiva disse que vai brigar pelos interesses da nossa cidade, para que ela volte a ter protagonismo na inovação, na economia criativa, na indústria, na educação.

Paiva contou que, enquanto se preparava para a campanha, fez inúmeras visitas e encontros com pesquisadores da UFMG de diversas áreas como agropecuária, biomedicina e inteligência artificial, prospectando possibilidades de engajamento de parcerias com a Prefeitura, para desenvolvimento de projetos que permitam a geração de emprego e renda, a melhoria dos serviços oferecidos à população e a qualificação dos servidores.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida, disse que a universidade tem inúmeras possibilidades de contribuição com pesquisas, qualificação e projetos de extensão das faculdades. Paiva disse que quer o apoio da Faculdade de Direito para sua proposta de regularização fundiária para pessoas que não têm a propriedade de seus terrenos, principalmente os que vivem em áreas de grande vulnerabilidade social. Sandra Almeida falou sobre o projeto Polos, da Faculdade de Direito, que atua junto a comunidades e o ocupações.

Alessandro Fernandes Moreira convidou Rodrigo Paiva para conhecer o projeto Oasis que desenvolve pesquisas de autossuficiência energética, com turbinas de cogeração, energia solar. E Paiva respondeu que ampliar o uso de energia limpa na cidade é uma de suas premissas frente à Prefeitura.

Rodrigo Paiva e a candidata a vereadora pelo Novo, Eliane Turra, reforçaram o interesse em ampliar a capacitação de professores da rede municipal de ensino com cursos a distância. E Paiva lembrou que essa tecnologia será fundamental para qualificação dos professores, principalmente por causa da pandemia e a suspensão das aulas presenciais que deixaram mais de 200 mil estudantes sem ensino nenhum neste ano em BH. “Precisamos investir em novas tecnologias para capacitar os professores que podem dar aulas a distância, como as escolas particulares e a rede estadual já estão fazendo. Quero transformar BH em uma cidade inteligente e aproveitar sua vocação tecnológica que trouxe para cá o centro de pesquisas da Google, que está entre os mais importantes da empresa no mundo.” – finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *