No contexto do debate sobre mobilidade urbana e região metropolitana, a proposta de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para conectar Belo Horizonte a Nova Lima ganha relevância ao utilizar a infraestrutura existente da Ferrovia do Aço. Temos três túneis prontos e abandonados! Este artigo apresenta uma visão geral dessa solução inovadora, baseada em estimativas calculadas com apoio de ferramentas de inteligência artificial.
A Solução: VLT ao longo de 30 km
O trajeto proposto tem aproximadamente 30 quilômetros, atravessando túneis já construídos, o que permite um aproveitamento significativo da infraestrutura e reduz custos. A estimativa de investimento total varia entre R$ 3,6 bilhões e R$ 4 bilhões. Este valor é muito competitivo considerando projetos similares no país.
Composição dos Custos
A distribuição dos custos segue padrões internacionais adaptados às condições locais:
- Infraestrutura e via permanente: 40% (~R$ 1,44 bilhões)
- Sistemas de energia e sinalização: 25% (~R$ 900 milhões)
- Material rodante (10-12 composições): 20% (~R$ 720 milhões)
- Estações e terminais: 15% (~R$ 540 milhões)
Redução de Custos
O projeto tem grande potencial de otimização financeira devido aos seguintes fatores:
- Aproveitamento dos túneis da Ferrovia do Aço
- Uso da faixa de domínio e plataforma ferroviária existentes
- Possibilidade de implantação por fases, reduzindo o desembolso inicial

Fatores que podem acrescentar Custo
Por outro lado, desafios específicos também precisam ser considerados:
- Obras especiais ao longo do trajeto
- Adequação de túneis para eletrificação
- Interferências urbanas no entorno
- Necessidade de subestações e mais composições dependendo da demanda
Operação e Benefícios
O sistema proposto atenderá entre 8 e 10 estações intermediárias, com tempo de viagem estimado entre 45 e 50 minutos. A velocidade comercial média de 40 km/h proporciona uma alternativa competitiva e sustentável à mobilidade rodoviária saturada.
A conexão ferroviária entre Belo Horizonte e Nova Lima por meio de um VLT representa uma oportunidade de transformação urbana e regional. Reduzindo o tráfego nas vias, promovendo a sustentabilidade e aproveitando recursos existentes, este projeto reforça o compromisso com soluções inteligentes para o futuro da mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
sou arquiteta e urbanista e trabalho para a Prefeitura de BH! Vejo uma ideia muito interessante e viável! principalmente no trecho entre a sede de Nova Lima e o centro de BH passando por Sabará. Gostaria que se torna-se realidade, mas creio que falta visão e vontade política.
Parabéns pelo comentário! Precisamos integra a RMBH e fazer ela avançar!
A RMBH precisa de investimento em transporte coletivo multimodal para resolver o problema do trânsito. O mundo inteiro está investindo em transporte sobre trilhos, em alternativa ao rodoviário, reduzindo o uso de veículos individuais. Que venha está solução, inclusive para que o Parque Linear seja preservado!
Obrigado pelo comentário! Concordo com você!