Belo Horizonte, um dos centros urbanos mais importantes do Brasil, enfrenta desafios significativos em termos de infraestrutura de mobilidade e prevenção de enchentes (drenagem urbana). Neste contexto, o acompanhamento das obras públicas na cidade se torna crucial para atender às crescentes demandas da população.

Através do portal da prefeitura, identificamos a realização de 701 obras públicas em andamento, representando um investimento robusto de quase R$ 4 bilhões (R$ 3.942.94.887,19, incluindo aditivos), abrangendo projetos do Fundo de Habitação Popular.

Ao examinarmos os 509 contratos em andamento, excluindo o Fundo de Habitação Popular, o valor totaliza R$ 3.387.019.540,00. Destes, a obra de maior destaque é a prestação de serviço de iluminação pública, iniciada em 2017 e com previsão de conclusão em 2037. Sob a responsabilidade da empresa BH Iluminação Pública S/A, este projeto representa um investimento quase bilionário. Vale ressaltar que, devido à sua natureza de 20 anos, esse valor pode distorcer a realidade, resultando em aproximadamente R$ 2,4 bilhões em obras atualmente em execução na cidade.

O segundo empreendimento em termos financeiros é o contrato de R$ 229 milhões com o Consórcio PCS – Ribeirão Pampulha, voltado para obras de infraestrutura viária urbana e mobilidade, com início em 2023 e previsão de conclusão para 2026.

Concepção – Interseção entre Av. Sebastião de Brito e Av. Cristiano Machado, a obra mais cara em execução em BH

Em seguida com um valor de R$ 124,6 milhões, temos as intervenções nas bacias dos Córregos Vilarinho, Pampulha e Onça que tentam reduzir os episódios de inundações em regiões que englobam as avenidas Vilarinho e Cristiano Machado.

Foto das obras de Otimização do Sistema de Drenagem dos Corregos Vilarinho e Nado e Ribeiraão Isidoro  

A análise do conjunto de obras revela que a execução contratual atinge 47,92%, destacando a necessidade de monitoramento constante para assegurar o cumprimento dos prazos estipulados.

A seguir, a lista com as dez obras mais caras em andamento na cidade:

Empresa ContratadaObjeto ContratualDescrição do
Empreendimento
EmpreendimentoVl Total Última RenovaçãoVl Total Aditivo Última RenovaçãoRegional Data Inicio CntData Fim Cnt OriginalNum CntTipo CntData Fim Cnt Com Aditivos
BH ILUMINAÇÃO PÚBLICA S/APRESTAÇÃO DO SERVIÇOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTEIluminacao PublicaDV-S-MAN-11-0283991,782,559.72806,420.36Diversos2017/06/22 2037/06/21 0:00:00AJ-016/16PARCERIA PÚBLICO PRIVADO2037/06/21 0:00:00
CONSÓRCIO PCS – RIBEIRÃO PAMPULHAOBRAS DE INFRAESTRUTURA VIÁRIA URBANA E MOBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO NA CIRCULAÇÃO, INTERVENÇÕES NO SISIntersecoes da Avenida Cristiano Machado – Avenida Sebastiao de BritoP-S-MOB-12-1059229,765,690.690.00Pampulha2023/06/26 0:00:002026/11/06 0:00:00DJ-031/23EXECUÇÃO DE OBRA2026/11/06 0:00:00
CONSORCIO CMEOBRAS E SERVIÇOS DE OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE MACRODRENAGEM DOS CÓRREGOS VILARINHO, NADO E RIBEIRÃO ICorregos Vilarinho e Nado e Ribeirao Isidoro – Otimizacao do Sistema de Drenagem – TR 10 anosVN-S-INF-19-2447124,632,055.4322,398,331.03Venda Nova2021/03/25 0:00:002024/08/05 0:00:00DJ-032/21EXECUÇÃO DE OBRA2024/08/05 0:00:00
ARTELESTE CONSTRUÇÕES LTDA.OBRAS DE INFRAESTRUTURA VIÁRIA URBANA E MOBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO NA CIRCULAÇÃO, INTERVENÇÕES NO SIIntersecoes da Avenida Cristiano Machado – Avenida Waldomiro LoboN-S-MOB-12-1060104,799,785.710.00Norte2022/09/01 0:00:002025/01/17 0:00:00DJ-072/22EXECUÇÃO DE OBRA2025/01/17 0:00:00
CONSÓRCIO RIBEIRÃO PAMPULHA1ª Etapa – Praça das Águas, compreendendo a implantação de estrutura hidráulica na confluência do RiRibeirao Pampulha – Otimizacao do Sistema de DrenagemP-S-INF-19-243567,578,745.680.00Pampulha2022/08/11 0:00:002024/12/27 0:00:00DJ-075/22EXECUÇÃO DE OBRA2024/12/27 0:00:00
CONSORCIO PS – CORREGO FERRUGEMIMPLANTAÇÃO DA BACIA DE DETENÇÃO DO CÓRREGO FERRUGEM BACIA B5 E OBRAS COMPLEMENTARES E AVALIAÇÃO DACorrego Ferrugem – Bacia de Detencao B5O-S-INF-20-272566,000,000.000.00Oeste2022/08/31 0:00:002025/01/16 0:00:00DJ-085/22EXECUÇÃO DE OBRA2025/01/16 0:00:00
TERRAMIL CONSTRUÇÕES E TERRAPLENAGEM LTDA.RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DO PAVIMENTO E SINALIZAÇÃO DAS AVENIDAS PRESIDENTE TANCREDO NEVES, HERÁCLITO MGrandes Corredores Pampulha – Av. Tancredo Neves, Av. Heraclito Mourao de Miranda e Av. Altamiro Avelino SoaresP-O-MAN-20-290541,511,032.748,465,116.79Pampulha2023/04/13 0:00:002024/10/03 0:00:00DC-011/23EXECUÇÃO DE OBRA2024/10/03 0:00:00
KTM ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA S/AOBRAS DE CONSTRUÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS NAS VILAS SÃO TOMAZ E AEROPORTOVila Sao Tomaz / Aeroporto PAC I – O.P. 07/08 – Emp 54 e 09/10 – Emp 66, 67 – PROMORADIA – PAC IIN-U-URB-11-005140,297,287.53-9.36Norte2018/03/21 0:00:002020/09/06 0:00:00AJ-056/17EXECUÇÃO DE OBRA2020/09/06 0:00:00
CONSÓRCIO BH VIASEGURAPRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO – LOTE 2.PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO.DV-B-LPE-20-000237,497,956.160.00
2020/10/19 0:00:002025/10/18 0:00:00CT-2586/20SERVIÇOS CONTINUADOS2025/10/18 0:00:00
VIA ENGENHARIA S/ASERVIÇOS E OBRAS DE OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE MACRODRENAGEM DA BACIA DO RIBEIRÃO DO ONÇA.Ribeirao do Onca – Otimizacao do Sistema de DrenagemN-S-INF-11-044935,928,020.794,801,491.29Norte2018/11/12 0:00:002020/10/01 0:00:00AJ-076/18EXECUÇÃO DE OBRA2021/08/01 0:00:00

A seguir a distribuição das 509 obras por regional:

Obras do Fundo de Habitação Popular

Por meio do Fundo de Habitação Popular temos 192 obras em andamento, que totalizam R$ 555.929.337,19. Entre essas, as dez maiores estão listadas abaixo, abrangendo desde urbanização até estabilização de encostas.

EMPRESAOBJETO DO CONTRATOINÍCIO CONTRATOFIM CONTRATOVALOR CONTRATO% EXECUÇÃO
CONSÓRCIO CONATA-MARINS-LAMAROBRAS DO VILA VIVA NO AGLOMERADO SANTA LÚCIA- CONTRATO DE REPASSE 294.943-97 – PAC II – PRÓ-MORADIA16/02/201325/06/2023115,758,760.8799.43%
CCM CONSTRUTORA CENTRO MINAS LTDA.OBRAS DE URBANIZAÇÃO E CONTRUÇÃO DE UH DO CONJ. TAQUARIL – PAC/PRÓ-MORADIA – CONTRATO Nº 229.136.6016/11/201122/10/201961,807,904.5490.11%
KTM ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA S/AOBRAS DE CONSTRUÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS NAS VILAS SÃO TOMAZ E AEROPORTO21/03/201806/09/202040,297,278.5351.41%
CONSTRUTORA ITAMARACÁ LTDA.OBRAS VILA VIVA MORRO DAS PEDRAS – PAC II – CONTRATO DE REPASSE Nº 352.708-8916/02/201309/10/202020,954,394.5566.20%
CONSORCIO NOVA VILA AEROPORTOServiços e obras da construção total e/ou parcial de 392 UH nas Vilas São Tomaz e Aeroporto03/03/202119/08/202319,579,011.1274.56%
CONATA ENGENHARIA LTDA.OBRAS PEDREIRA PRADO LOPES – PROGRAMA PAC 2007 – CONTRATO REPASSE nº 07.2.0603.121/08/201303/01/202015,791,938.8799.42%
COMPANHIA DA OBRA ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES EIRELIESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS E TRATAMENTO DE ÁREAS DE RISCO VILAS IMPERIAL, CABANA, ÁREA E JD ALVORADA13/10/201406/11/202314,670,280.1238.63%
CONSORCIO BELO HORIZONTE- LOTE IIManutenção do CREAR Taquaril, obras contenção, drenagem, proteção de encosta, em  áreas de risco02/03/202326/11/202413,824,971.1351.78%
ENGECOM – ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA.OBRAS CONTENÇÃO, PAVIMENTAÇÃO, MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO MORADIAS – REG. CENTRO-SUL, LESTE E NORDESTE15/05/201731/12/201910,165,240.0599.89%
CONATA ENGENHARIA LTDA.ELABORAÇÃO DE PROJETOS, CONTENÇÃO DE ENCOSTAS E CONSTRUÇÃO DE UH, SARMU NO, O, VN, N, B – LOTE I01/10/201906/05/20249,511,555.7529.06%

Desafios de Mobilidade Urbana

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) enfrenta desafios significativos na área de mobilidade urbana, exigindo um investimento estimado de R$ 25,103 bilhões até 2042. Esse valor busca equiparar a infraestrutura da região ao padrão de cidades referência como Cidade do México e Santiago, de acordo com estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Belo Horizonte está classificada como a 39ª cidade com trânsito mais lento no mundo, segundo o “TomTom Traffic Index 2022”. Problemas como transporte público ineficiente e altos custos de passagens levam a uma preferência pelo uso de veículos particulares, contribuindo para a cidade ter uma das maiores proporções de veículos por habitante no país.

O aumento expressivo no uso de transportes individuais motorizados entre 2000 e 2010 em Belo Horizonte destaca a necessidade de reavaliação das políticas de mobilidade urbana. A pesquisa também destaca que o aumento das tarifas de transporte público tem sido superior ao aumento do preço da gasolina, influenciando a escolha modal em favor de veículos privados.

A responsabilidade histórica do setor público nos investimentos em mobilidade urbana, sujeita a restrições fiscais, evidencia a necessidade de novas abordagens. Especialistas defendem parcerias público-privadas (PPPs) para ampliar investimentos, envolvendo construção, operação e manutenção em contratos de longa duração.

O processo desordenado de urbanização no Brasil, junto com o tempo excessivo gasto em deslocamentos urbanos, impacta negativamente o bem-estar da população, o meio ambiente e a competitividade. O estudo da CNI ressalta que o Brasil se distancia de experiências internacionais de sucesso em mobilidade urbana sustentável, refletido, por exemplo, na baixa adoção de veículos elétricos em comparação com cidades como Santiago e Bogotá.

Uma pesquisa baseada no Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) destaca que a RMBH possui o terceiro pior índice de mobilidade urbana no Brasil, ficando atrás das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. A distinção nas condições de mobilidade para residentes dentro e fora das cidades metropolitanas indica desafios adicionais para quem precisa se deslocar entre municípios da região e o centro de Belo Horizonte.

Desafios da Drenagem Urbana em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte enfrenta crescentes desafios relacionados à drenagem urbana, especialmente devido ao rápido crescimento populacional e expansão urbana. As chuvas intensas frequentemente resultam em alagamentos e enchentes, afetando comunidades e infraestrutura.

A falta de planejamento adequado, o aumento do impermeabilização do solo devido à urbanização e a obsolescência do sistema de drenagem contribuem para agravar a situação. A gestão inadequada dos resíduos sólidos também obstrui os sistemas de escoamento, exacerbando os problemas.

A busca por soluções sustentáveis, como a implementação de pavimentos permeáveis, a criação de áreas verdes e a modernização da infraestrutura de drenagem, é essencial. Além disso, a conscientização pública sobre práticas de conservação e a necessidade de preservar os recursos hídricos são componentes cruciais para enfrentar eficazmente os desafios da drenagem urbana em Belo Horizonte.

Conclusão

Resta saber se a atual distribuição de recursos entre as diversas obras serão capazes de resolver os problemas vividos pela cidade de forma efetiva e definitiva, notadamente nos setores de infraestrutua para mobilidade e drenagem urbana.

Fica aqui uma crítica contundente pela não priorização do Anel Rodoviário e da insistência da Prefeitura de Belo Horizonte em eliminar a infraestrutura Aeroportuária repesentada pela Aeroporto Carlos Prates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.