A seguir reproduzimos as recomendações e “Higlights” da pesquisa elaborada pela CBIC, através da Paraná Pesquisas em novembro de 2021, sobre a valorização da engenharia, uma de nossas bandeiras para o CREA-MG:
- O Top of Mind quando se fala em Engenharia é a Construção de casas e edifícios, ou tudo
relacionado à Construção em 70% da população. - A nota média dada a Engenharia pela população é 7,7, em uma escala de 0 a 10. Essa nota é menor
entre os(as) Engenheiros(as).

- Como há um recall muito grande de construção associado à Engenharia as notas mais baixas são
dadas em sua maioria por percepções em relação à obras e construções mal executadas/
planejadas. As notas mais altas se dão por fatores mais “afetivos”, ou seja, por gostar da área ou
haver satisfação com o que se conhece. - Os itens apresentados que mais têm a ver com a Engenharia são: Edifícios 28,4%, Estradas, 15,2%,
Pontes e Viadutos, 13,8% e Barragens, 13,7%. - Foram construídos 4 indicadores a partir dos dados coletados. A série de indicadores foi chamada de NES – Net Engineering Score. Nesses indicadores medimos o estado atual da Engenharia Brasileira e 3 índices que se referem a avaliação de atributos relacionados à Engenharia. A partir dos atributos avaliados, foram reduzidos 3 componentes para as dimensões: afetiva, social e técnica. A partir da análise dos indicadores percebe-se que a Engenharia já é percebida como relevante, mas que os aspectos afeitos e técnicos possuem uma valorização ainda em aperfeiçoamento.


- A maior parte da população concorda que os(as) Engenheiros(as) devem passar por exame para
qualificar ao exercício da profissão, 79,7%, todavia apenas 65,6% dos(as) Engenheiros(as)
entrevistados, concordam com essa qualificação. - A maioria unânime, 73%, considera que o curso de Engenharia não pode ser cursado à distância.
- Dos(as) Engenheiros(as) entrevistados(as), 59%, consideram que o piso salarial é uma barreia para
a inserção de recém-formados(as) no mercado de trabalho e 59% são a favor de um período de
“carência” de 18 meses para a o pagamento do piso novos profissionais. - A campanha para a valorização da Engenharia teve um alcance de 8% da população, todavia esse
alcance foi maior entre os mais velhos e aos próprios profissionais da área. - A principal sugestão para a valorização da área é a melhoria da formação dos(as) Engenheiros(as).
- Recomenda-se um trabalho mais intenso nos aspectos afetivos da área, fazendo com a população se sinta próxima aos profissionais ressaltando sobretudo o caráter técnico da área.
- A comunicação deve ser feita priorizando uma linguagem mais próxima dos jovens e mulheres.
O resultado da pesquisa demonstra que como presidente do CREA-MG devo levar para discussão, os seguintes temas:
- Exame de ordem para Engenheiros;
- Salário Mínimo profissional, que levou a contratação via PJ e a não existencia da carreira de engenheiro no estado;
- Qualidade do ensino: formação do profissional.
Link para a pesquisa completa: https://cbic.org.br/wp-content/uploads/2022/02/resultado-pesquisa-valorizacao-da-engenharia.pdf