Em minha série Pensando BH apresento uma ideia para o nosso ícone da mineiridade: a Praça da Liberdade! Que tal transformar o prédio hoje ocupado pelo Iepha no Museu da Engenharia e Arquitetura!

Com ele fechamos o Circuito Liberdade da Praça, nos moldes do Smithsonian Complex em Whashington. Hoje, o prédio, que foi originalmente construído para ser a secretária da viação e já foi da Copasa, é o único ocupado pelo estado e voltaria a ter o seu vínculo com a engenharia. Temos espaço suficiente para os servidores do Iepha na Cidade Administrativa.

A engenharia e arquitetura mineira merecem o seu espaço na história de nosso estado.

Minas Gerais é um estado com um rico patrimônio histórico e cultural relacionado à engenharia e arquitetura, desde a época colonial até os dias de hoje. Um museu dedicado a essas áreas poderia ajudar a preservar e divulgar esse patrimônio, contribuindo para a conscientização sobre sua importância.

Outras justificativas para o Museu incluem: a promoção do turismo e da cultura; centro de educação e pesquisa na área e valorização dos profissionais locais.

A construção do Museu seria viabilizada com doações da iniciativa privada e a gestão deveria ser repassada à Sociedade Mineira de Engenheiros – SME, que seria responsável pela sua exploração e conservação.

E aí, gostou da minha ideia? Vamos fazer de BH uma cidade admirável, com mais atrações culturais?

Estou apresentando várias ideias que tem o poder de transformar BH! Participe comigo, sua ajuda é muito importante para construirmos juntos a BH do futuro.

RodrigoPaiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.