Nesta edição do “Pensando BH”, vamos apresentar uma solução de mobilidade que pode beneficiar nossa cidade: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), também conhecido como bonde moderno!
A história nos mostra que Belo Horizonte perdeu seu pioneirismo ao longo do tempo. O bonde existiu em nossa capital entre 1902 e 1963, sendo o primeiro sistema de transporte público elétrico do Brasil.
Em 1912, o sistema de bondes de Belo Horizonte contava com 17 linhas, que operavam em uma rede de 40 quilômetros. Infelizmente, essas linhas foram completamente perdidas. Diferente de outras cidades, como Boston, que incorporaram os trilhos ao sistema de metrô, em Belo Horizonte os trilhos foram removidos e as ruas asfaltadas.
No vídeo desta postagem, podemos ver o VLT em funcionamento no Rio de Janeiro. Acredito que poderíamos restabelecer algumas linhas em Belo Horizonte, atraindo a população para utilizá-las, especialmente na região central da cidade. Além disso, essa iniciativa poderia servir como plataforma para revitalizar o centro da cidade.
Temos também o desafio de viabilizar o acesso ao Aeroporto de Confins, que atualmente possui uma capacidade de 32 milhões de passageiros por ano, mas que operou com apenas 10 milhões de passageiros em 2022. A distância de 40,8 km entre o centro da cidade e o aeroporto, combinada com o fluxo máximo estimado em 27 mil passageiros por dia tem inviabilizado economicamente a construção, que teria um valor estimado da ordem de R$ 2 bilhões (baseado em um custo de US$ 10 milhões por quilômetro).
BH e o transporte público